terça-feira, 22 de outubro de 2019

Memórias: os perfumes que ficaram



Esta é a história de uma avó que, desde a sua infância, enfrentou problemas como uma imposta separação dos pais por uma avó autoritária e que dominava praticamente o destino de toda a família. Foi ela quem administrou toda a infância e adolescência desta neta, até entregá-la a um casamento, cujo noivo foi ela mesma quem escolheu. A neta, sem qualquer direito de decisão, foi insinuada de prostituta, devido ao único envolvimento que teve com o noivo: um amedrontado aperto de mão. Durante toda a sua vida, freqüentou apenas um ano de escola. Empolgada para o recomeço das aulas do ano seguinte, o seu sonho foi desfeito quando a sua avó ficou sabendo que a sala de aula, até então formada por meninas, estaria matriculando, também, meninos. Mas, a sua força de vontade foi prevalecendo, e, empolgada pelas romances lidos por uma tia, foi ouvindo a obra de Machado de Assis, José de Alencar, Cervantes, entre outros, adquirindo, então, o conhecimento e o “gosto pela leitura”.

"É uma recordação muito vaga a que eu tenho de minha mãe, mas eu me lembro daquela cena como se fosse hoje. Ao mesmo tempo que está perfeitinha em minha cabeça, como se eu estivesse vendo tudo, não consigo explicar direito e com muitos detalhes. Queria tanto me lembrar de mais coisas! O rosto dela, a gente conversando, as palavras que ela falava comigo... Nem sempre a gente consegue lembrar daquilo que a gente quer, pois chega um tempo que as lembranças são como uma ventania, um tumulto na cabeça da gente e muitas coisas ficam embaralhadas no meio das lembranças. Tem acontecimentos que nunca vão virar recordações com todos os detalhes e isso, às vezes, impede a nossa satisfação. Na verdade, eu era muito novinha pra lembrar com perfeição da minha mãe, e é certo eu dizer que essas lembranças fizeram muita falta, pois eu já precisei muito delas nas minhas recordações."

(Fragmento do capítulo 2. "Memórias: os perfumes que ficaram")


Disponível nas versões ebook e física. www.amazon.com.br, www.amazon.com e demais lojas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário